A convite do Clube Floresta Urbana, a Engª Ana Cristina Costa, do Pelouro do Ambiente da CMB deslocou-se à nossa escola, no dia 23 de Novembro, para realizar a palestra "Importância da Floresta Autóctone Portuguesa" dirigida aos alunos dos 8ªB e 8ºC.
No final da palestra procedeu-se, ainda, à sementeira de bolotas de carvalho-alvarinho, Quercus robur, uma forma simbólica de se perpetuar a floresta.
Sabias que...
.... O Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro) foi estabelecido para promover a divulgação da importância económica e ambiental da conservação das florestas naturais e a necessidade de as salvaguardar da destruição?
Este dia está mais adaptado às condições climatéricas portuguesas para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta - 21 de Março, criado inicialmente para os países do Norte da Europa.
....os carvalhos (Quercus) autóctones, que constituem apenas 4% da nossa floresta actual, não possuem qualquer protecção legal, apesar da sua elevada importância ecológica pela diversidade de vegetação e de fauna silvestre que albergam?
....o termo autóctone é sinónimo de nativo ou indígena, isto é, diz respeito a seres vivos originários do próprio território onde habitam.
....o termo autóctone é sinónimo de nativo ou indígena, isto é, diz respeito a seres vivos originários do próprio território onde habitam.
1 comentário:
axo este tipo de iniciativas um espetaculo e pena o desinteresse de alguns alunos da nossa escola
eu gostei muito de ler e de assistir afinal sou escuteira e estes assuntos relacionados com a naturez e axo uma estupidez o que muitas pessoas fazem ao meio ambiente pois estraga o be estar dos seres vivos incluindo nos humanos
Enviar um comentário