11.2.10

Plantas invasoras: bonitas mas perigosas!


Todos sabemos como as plantas são fundamentais à vida!
Elas produzem muito do oxigénio que respiramos, dos alimentos que comemos, da roupa que vestimos e muitas outras coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia. As plantas, também, dão cor e beleza às nossas casas, jardins e paisagens.
Não podemos viver sem elas! Nem nós, nem os outros seres vivos.


As plantas não são todas iguais!
Plantas autóctones, plantas exóticas e plantas invasoras...o que são?
Às plantas que vivem há milhares de anos no nosso país chamamos plantas autóctones ou nativas. É o caso do azevinho, do carvalho ou do castanheiro. Estas plantas vivem em equilíbrio umas com as outras e com os animais.

Pelo contrário, as que foram sendo trazidas pelo Homem de outras partes do mundo chamam-se plantas exóticas. É o caso do milho, da batata ou da lanranjeira.

Acontece, porém que algumas plantas exóticas conseguem adaptar-se tão bem que crescem e reproduzem-se muito depressa, mesmo sem a nossa ajuda, e acabam por escapar ao nosso controlo. Por isso, trazem muitos problemas e causam prejuízos: são as plantas invasoras!
As mimosas, o chorão-da-praia ou o jacinto-de-água são exemplos de plantas invasoras.


Perigo: plantas invasoras!
Algumas destas plantas provocam alergias. Outras ocupam o espaço das plantas autóctones e não as deixam viver, prejudicam os animais que se alimentam delas ou nelas fazem ninhos e alteram os ecossistemas.
Muitas das nossas paisagens, antes coloridas com muitas plantas diferentes, transforma-se em zonas monótonas onde as plantas todas iguais, ou seja com uma biodiversidade muito reduzida.

Sabias que também, os rios e os lagos podem ser afectados pela presença de plantas invasoras?
O jacinto-de-água, proveniente do rio Amazonas, é considerada uma das piores invasoras do mundo: reproduz-se facilmente tanto por sementes como a partir de pequenos pedaços da planta e cresce muito depressa formando tapetes que podem cobrir totalmente a superfície impedindo os peixes de viver e também a pesca, a rega e a navegação dos barcos.


Tu podes ajudar!
1. Para começar, aprende a reconhecer as principais plantas invasoras em Portugal e dá-as a conhecer aos teus amigos e familiares. Procura aqui quais são: http://www1.ci.uc.pt/invasoras/index.php?menu=114&language=pt&tabela=especies
2. Não plantes espécies invasoras e ajuda os teus pais e amigos a escolher plantas autóctones para pôr no jardim da tua casa ou da tua escola.
3. Quando fores passear, olha com cuidado para as tuas roupas e calçado para que não tragam sementes de plantas invasoras.
4. Se existirem plantas invasoras na tua escola, organiza com os teus colegas e professores uma actividade para as controlar.

Para saberes mais consulta o site a que nós acedemos : http://www1.ci.uc.pt/invasoras/


Fonte: Postais ilustrados "Plantas invasoras em Portugal" de Elisabete Marchante e Helena Freitas (CEF/FCTUC) e Hélia Marchante (ESAC)

Sem comentários: