13.6.12

XII Encontro Distrital - Póvoa de Lanhoso


Depois da chuva copiosa de Maio nos ter, por fim, deixado rumámos, a 4 de Junho, em direção à Carvalha Grossa que cresce, há já mais de 500 anos, no lugar de Calvos, na Póvoa de Lanhoso. Do alto dos seus 23 metros de altura e dos seus 40 m de diâmetro médio da copa e 7,4 m de diâmetro do tronco surge a sensação de que, neste lugar, só a imensa árvore cresceu. De nome científico Quercus robur esta é, sem dúvida, uma árvore com muitas histórias para contar a todos aqueles que a visitam.
Até chegarmos a este maravilhoso lugar tivemos que percorrer 6 km, por caminhos e veredas, ladeados de gente simpática e sorridente à nossa passagem.

Pelo caminho falou-se das giestas, dos carvalhos e das oliveiras. Também se falou daquilo que não é autóctone e do seu impacto na biodiversidade indígena. Fotografamos rãs e girinos, granito, feito caos de blocos, espigueiros e gente a trabalhar nos campos. Recebemos tangerinas doces das mãos dadas da D. Etelvina. Cantámos e contámos histórias e, quase sem dar conta, chegámos ao singular lugar de Calvos. 


Belo parque, este que aqui se estende! Ao fundo, a carvalha grossa majestosa no seu porte, enigmática nos seus segredos.
Entre Bombeiros e Sapadores Florestais estava o Exército e a GNR e no meio de todos os que defendem a floresta, centenas de jovens e crianças que crescem a aprender a respeitá-la. 
Pelo parque decorriam muitas atividades, generosamente planeadas e dinamizadas pelos professores de sempre.

Era tempo, agora, de pôr os conhecimentos à prova!



Uma equipa de três alunos por cada um dos clubes presentes. Desta vez não há dicas do professor!!! Não vencemos, mas estivemos muito bem representados: o Luís (8ºA), a Margarida (7ºA) e a Rafaela (8ºA).



Escolhida a sombra generosa, foi altura de abrir o farnel e fazer saltar cá para fora o que só as mães sabem, tão bem, preparar. Descansou-se pela fresca enquanto não tinham início as atividades de palco. Desta vez foram muitos os grupos que a ele subiram para fazer o que melhor sabiam: teatro, cantigas, danças e bombos.
As bandeiras dos clubes agitavam-se no ar à medida que a festa chegava ao fim. Subiram ao palco todos aquele que tornaram possível mais um grande Encontro, desta vez por terras da Maria da Fonte. O nosso agradecimento especial vai para eles.
As despedidas foram-se fazendo com a promessa de um novo reencontro. Até lá, que sejamos todos a olhar pelo verde da nossa FLORESTA! 


http://www.mun-planhoso.pt/noticias/12095-povoa-de-lanhoso-acolheu-encontro-distrital-de-clubes-da-floresta.html


Sem comentários: